terça-feira, 25 de maio de 2010

O EQUILÍBRIO DA VITAMINA A



Se a vitamina A é boa, então muita deve ser melhor, certo? Errado.

A nova pesquisa publicada no FASEB Journal (Federation of American Societies for Experimental Biology) mostra que a Vitamina A exerce um papel importante na produção de energia no interior da célula, explicando porque muita ou pouca tem complexo efeito negativo no nosso organismo. Isto é particularmente importante como a combinação de alimentos, bebidas, cosméticos e suplementos nutricionais contendo vitamina A adicionada resultando numa posível super-dosagem hoje mais que nunca.

“O nosso trabalho ilumina o valor e o potencial dano de uso de vitamina A nos cremes cosméticos e suplementos nutricionais,” disse Ulrich Hammerling, co-author do estudo, de Instituto Sloan-Kettering para a pesquisa de Cancer em Nova York. “Embora a deficiência de vitamina A não é muito comum na nossa sociedade, uso excessivo desta vitamina causaria desajuste significativo de produção de energia provocando crescimento e morte celular.”

Embora a importância de vitamina A para a nutrição humana e desenvovimento fetal é bem conhecida, tem sido obscuro até agora porque a deficiência e excesso causam tal profundo mal. A descoberta de Hammerling e seus colegas explica porque esses efeitos ocorrem enquanto também proporciona insight a efeito anti-câncer de vitamina A.

Os cientistas usaram culturas das células humanas e de camundongos contendo modificação genética específica de processos químicos envovendo produção de energia na mitocôndria. As células foram, então, crescidas com e sem vitamina A, e cientistas examinaram o impacto nas várias etapas da produção de energia. Os resultados mostraram que retinol, componente chave de vitamina A, é essencial para a aptidão metabólica da mitocôndria e age como o sensor nutricional para a criação de energia nas células. Quando há em excesso e deficiência de vitamina A, mitocôndrias não funcionam apropriadamente proporcionando destuição dos órgãos.

Dr. Gerald Weissmann, chefe da edição de FASEB Journal, alerta “usar demais produtos enriquecidos com vitamina A pode levar consequências negativas, mesmo fatais.”

Comentário : Como saber, então, se a quantidade de vitamina A está exatamente adequada no meu organismo? Considerando que os adultos não têm percepção de quantificar qualquer nutriente existente no seu organismo, humanamente é impossível de adequar a quantidade certa. Só resta um caminho de permitir que o Criador, que sabe qual é a necessidade de vitamina A, por exemplo, cotrole o paladar para comer mais ou parar de comer. Aceitando o trabalho de Deus, os seres humaos estarão seguros.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial