domingo, 25 de abril de 2010

TOMATE




Até bem pouco tempo atrás, essa fruta (sim, fruta!) da família das Solanáceas assumia uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais. Pobrezinho...!! Entretanto... As pesquisas científicas mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos vão bem além das aparências.

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.

Valor nutricional
O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico em licopeno (média de 3,31 mg em 100 gr), vitaminas do complexo A e complexo B, e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

O tomate é composto principalmente de água, possuindo aproximadamente 14 calorias em 100 gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influência positiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.

De 1986 à 1998 a Universidade de Harvard (EUA) analisou os hábitos de cinquenta mil homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23% menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu ainda que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite.



Cozidos são bem melhores!

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos. Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate.

É importante mencionar que o processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Além do "superpoderoso" Licopeno, os tomates são também fontes de Vitamina C e de Potássio, mineral importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.


Referências bibliográficas
1. CARPER, J. - Alimentos. O melhor remédio para a boa saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
2. BRAMLEY, P.M. - Is lycopene beneficial to human health? Phytochemistry 54:233-36, 2000.
3. GIOVANUCCI , E. - Tomatoes, tomato-based products, lycopene and cancer: review of the epidemiologic literature. J. Natl Cancer Inst. 91(4):317-31, 1999.
4. LEE, A.; THURNHAM, D.I.; CHOPRA, M. - Comsumption of tomato products with olive oil but not sunflower oil increases the antioxidant activity of plasma. Free Radic Biol Med 29(10): 1051-55, 2000.


--------------------------------------------------------------------------------

"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial