terça-feira, 25 de maio de 2010

O EQUILÍBRIO DA VITAMINA A



Se a vitamina A é boa, então muita deve ser melhor, certo? Errado.

A nova pesquisa publicada no FASEB Journal (Federation of American Societies for Experimental Biology) mostra que a Vitamina A exerce um papel importante na produção de energia no interior da célula, explicando porque muita ou pouca tem complexo efeito negativo no nosso organismo. Isto é particularmente importante como a combinação de alimentos, bebidas, cosméticos e suplementos nutricionais contendo vitamina A adicionada resultando numa posível super-dosagem hoje mais que nunca.

“O nosso trabalho ilumina o valor e o potencial dano de uso de vitamina A nos cremes cosméticos e suplementos nutricionais,” disse Ulrich Hammerling, co-author do estudo, de Instituto Sloan-Kettering para a pesquisa de Cancer em Nova York. “Embora a deficiência de vitamina A não é muito comum na nossa sociedade, uso excessivo desta vitamina causaria desajuste significativo de produção de energia provocando crescimento e morte celular.”

Embora a importância de vitamina A para a nutrição humana e desenvovimento fetal é bem conhecida, tem sido obscuro até agora porque a deficiência e excesso causam tal profundo mal. A descoberta de Hammerling e seus colegas explica porque esses efeitos ocorrem enquanto também proporciona insight a efeito anti-câncer de vitamina A.

Os cientistas usaram culturas das células humanas e de camundongos contendo modificação genética específica de processos químicos envovendo produção de energia na mitocôndria. As células foram, então, crescidas com e sem vitamina A, e cientistas examinaram o impacto nas várias etapas da produção de energia. Os resultados mostraram que retinol, componente chave de vitamina A, é essencial para a aptidão metabólica da mitocôndria e age como o sensor nutricional para a criação de energia nas células. Quando há em excesso e deficiência de vitamina A, mitocôndrias não funcionam apropriadamente proporcionando destuição dos órgãos.

Dr. Gerald Weissmann, chefe da edição de FASEB Journal, alerta “usar demais produtos enriquecidos com vitamina A pode levar consequências negativas, mesmo fatais.”

Comentário : Como saber, então, se a quantidade de vitamina A está exatamente adequada no meu organismo? Considerando que os adultos não têm percepção de quantificar qualquer nutriente existente no seu organismo, humanamente é impossível de adequar a quantidade certa. Só resta um caminho de permitir que o Criador, que sabe qual é a necessidade de vitamina A, por exemplo, cotrole o paladar para comer mais ou parar de comer. Aceitando o trabalho de Deus, os seres humaos estarão seguros.

VERDE É SAÚDE

Com a rápida industrialização e urbanização, poucos de nós vivemos em áreas de vegetação. No entanto, sempre foi algo muito relaxante e atraente observarmos parques e florestas. Três estudos recentes descobriram que os que vivem perto de áreas verdes tem efeitos benéficos sobre a saúde e a saúde de seus filhos.

Mais vegetação, mais saúde!

Em primeiro lugar, um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Glasgow e da Universidade de St Andrews descobriu que viver perto de parques e florestas prevê um aumento global de saúde, um impacto que é independente da classe social.

Usando dados de mortalidade de 366.348 pessoas na Inglaterra de 2001 a 2005, olhando para a ligação entre a exposição à vegetação e diferentes causas de morte, os pesquisadores descobriram que a mortalidade era maior em áreas menos verdes, e mesmo pequenos espaços verdes em ambientes de vida fizeram a diferença para as pessoas com risco de doenças fatais.

O uso de campos e parques para caminhadas e outras atividades físicas ajuda a regular a pressão arterial, bem como atenuar os efeitos nocivos do estresse, disse o Dr. Richard Mitchell, o pesquisador da Universidade de Glasgow. "Nem todos têm igualdade de acesso aos espaços verdes, mas quando as pessoas começam a usá-los, independentemente da classe social,isto tem um impacto direto na sua saúde", disse ele.



Mais vegetação reduz as taxas de asma em crianças

Outro estudo que foi conduzido na Universidade de Columbia e publicado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária concluiu que, em ambientes mais arborizados, as taxas de asma diminuíram 25% entre as crianças em Nova York, com idades entre 4 e 5 anos.

Os pesquisadores disseram que poderia ser devido ao fato de que a presença de mais árvores melhora a qualidade do ar, bem como incentiva as crianças a brincar ao ar livre.

Mais vegetação reduz a obesidade entre as crianças

De acordo com um estudo realizado na Indiana University School of Medicine, as crianças que vivem em áreas com mais vegetação têm uma menor probabilidade de se tornarem obesos.

O estudo foi publicado no American Journal of Preventive Medicine e ele observou crianças de 3 a 18 anos que viviam na mesma residência há pelo menos 2 anos consecutivos. Considerou que quanto mais verde aos arredores da casa, menor o índice de massa corporal (IMC) ao longo do tempo, um efeito que era independente de fatores como idade, raça e gênero.

Segundo a equipe de investigação, retardando o aumento do IMC poderia então diminuir o risco de obesidade infantil, a longo prazo. Uma criança obesa tem mais chances de se tornar um adulto obeso, e obesidade, é claro, está ligada a uma série de condições perigosas para a saúde, incluindo diabetes, hipertensão, apnéia do sono e asma.

O fato de ter mais verde talvez incentive as crianças a vida ao ar livre, andar, correr, brincar, etc. Além do mais, um ambiente mais verde é menos poluído, mais frio durante os meses quentes, e também tem uma aparência mais atraente .

Quer uma boa saúde? Se os governos e prefeituras não nos proporcionarem,escolhamos na medida do possível morar perto da natureza,ou talvez nós devamos procurar parques, bosques ou outros espaços abertos para atividade física diária .
Venha desfrutar de muito verde na Clínica Adventista Vida Natural...

Tradução e compilação: Cristiane Krusche Becker de Andrade
Coordenadora do programa e site.
Fonte:Reuben Chow, NaturalNews.com (8 de janeiro de 2009)

AR PURO E RESPIRAÇÃO



Assim como todos os remédios naturais que o Criador nos oferece para manutenção da saúde, o ar puro é de fundamental importância para boa qualidade de vida dos seres humanos.

O organismo humano faz proveito do ar fresco, ou ar ambiente, para que possa realizar as trocas gasosas necessárias de modo que os tecidos do corpo possam respirar. Entende-se por troca gasosa a absorção do oxigênio (O2) pelos capilares sanguíneos pulmonares e a eliminação do dióxido de carbono (CO2), popularmente conhecido como gás carbônico, através dos alvéolos pulmonares.

Este processo de troca gasosa acontece durante a respiração, esta por sua vez consiste em duas fases: inspiração e expiração. Durante a inspiração os pulmões se enchem de ar fresco, este ar chega aos alvéolos pulmonares com uma pressão de O2 superior a pressão que este gás exerce dentro dos capilares sanguíneos pulmonares justapostos ao alvéolo, esta diferença de pressão faz com que o O2 passe para dentro do capilar sanguíneo e daí para o resto do organismo chegando a todas as células dos tecidos. Simultaneamente o CO2, produto do metabolismo celular, chega aos pulmões através dos capilares sanguíneos pulmonares numa pressão maior do que a exercida pelo mesmo gás dentro do alvéolo, então, por diferença de pressão (sempre do ambiente de maior pressão para o de menor pressão) o CO2 passa para os alvéolos e é eliminado durante a expiração. É desta forma simples que nosso organismo respira.

Durante o repouso, ou seja, trabalhando, comendo, assistindo TV, lendo, passeando, dormindo, dentre outras atividades sem alto nível de esforço físico, o músculo responsável pela respiração é o diafragma, este tem forma de cúpula e divide o tronco em tórax, acima do diafragma, e abdome, abaixo do diafragma. Ao contrair-se, o diafragma empurra as vísceras abdominais para baixo e conseqüentemente estas se projetam pra frente, uma vez que a parede abdominal anterior é constituída por músculos, o que a torna flexível, deste modo há mais espaço para os pulmões expandirem dentro do tórax, proporcionando uma maior quantidade de ar fresco para os alvéolos. É muito importante que este mecanismo seja respeitado, pois deste modo as bases pulmonares, locais cujos capilares são ricos em sangue e alvéolos são pobres em ar fresco, recebem maior quantidade de O2 e todo o sangue presente em seus capilares podem absorver este gás. O oposto acontece nos ápices pulmonares, locais mais altos dos pulmões, onde os alvéolos são ricos em ar fresco e os capilares sanguíneos pobres em sangue, no entanto, quando não permitimos, consciente ou inconscientemente, que o diafragma desenvolva seu trabalho na mecânica respiratória, inflamos mais os ápices pulmonares em detrimento das bases, o que proporciona uma troca gasosa deficiente.

Se conseguirmos associar pulmões saudáveis a uma mecânica respiratória eficaz teremos então um aproveitamento muito melhor do O2 disponível no ar ambiente e conseqüentemente menor risco de desenvolvermos doenças relacionadas ao sistema respiratório e à respiração tecidual. Não podemos esquecer que o oxigênio é um dos principais nutrientes das células do organismo e dele depende a saúde do corpo como um todo. Um sistema respiratório mal cuidado, ou seja, mecânica respiratória comprometida, doença respiratória não tratada dentre outros fatores, representa doença para todo o organismo, não apenas para os pulmões, uma vez que dele depende a troca gasosa, por outro lado, quando estamos expostos a um ar ambiente poluído por gases nocivos, como, por exemplo, monóxido de carbono (CO) proveniente de escapamento de automóveis e combustão do cigarro, também nos expomos a doenças para todo o organismo, uma vez que do ar ambiente extraímos gases para o interior dos alvéolos.

Muitos têm como prática diária alguma atividade física com o intuito de fortalecer o sistema cardiovascular e imunológico, desta forma preservando a saúde, na maioria das empresas é realizado ginástica laboral para que seus funcionários não sejam prejudicados pelos efeitos do sedentarismo, então uma boa dica para que se preserve e até melhore o desempenho do sistema respiratório é a prática de alguns exercícios respiratórios ao ar livre, associados ou não a outros exercícios físicos:

1. Respiração diafragmática: Esta é a forma correta de respirar e deve ser adotada por todos, consiste em permitir que “barriga estufe” levemente durante a inspiração, e o tórax deve expandir somente no final da inspiração; é como se enchêssemos de ar primeiro o abdome e depois o tórax. Na infância todos nós fazemos respiração diafragmática, mas na idade adulta muitos necessitam de treino para reaprendê-la, se este for o seu caso, vale à pena treinar!

2. Respiração associada a membros superiores: durante a inspiração eleve os braços estendidos à frente do corpo até que as mãos estejam acima da cabeça, conte até três para começar a soltar o ar e abaixe os braços expirando.

3. Respiração em três tempos: muito semelhante ao exercício anterior, eleve os braços em três fases e inspire no mesmo ritmo, após a última fase as mãos já devem estar acima da cabeça, só então expire lentamente enquanto abaixa os braços.

É importante que haja poucas repetições de cada exercício, caso contrário haverá muita eliminação de CO2, o que causa vasoconstrição cerebral e conseqüente dor de cabeça.














AMORA MIÚRA



A folha da Amora Miúra e famosa por ser muito nutritiva. Ela Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.

Nas crianças fortalece a memória, tem ferro e cálcio natural (misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores).
Recomendado para mulheres em menopausa, visando amenizar o climatério, restabelecer a libido e a lubrificação.
O CHÁ DE AMORA MIURA, difere de um remédio, sendo alimento natural. Use esse chá, intercalando o consumo com água de hora em hora e os resultados irão aparecer em poucos dias. O tratamento recomendado é por um período MÍNIMO de 90 dias, devendo qualquer pessoa, manter na sua receita alimentar diária o consumo desse chá, a exemplo das tradições asiáticas que nos brindaram esse saudável hábito.


Benefícios: Traduzido dos laudos japoneses.

1 - Combate ao Diabetes - Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com

a liberação Natural de insulina;

2 - Rica em Proteínas e Sais Minerais;

3 - Previne a obesidade pela decomposição do açúcar no intestino delgado;

4 - Normalizador da elevação da Pressão Arterial;

5 - Melhora nas taxas de Colesterol e de Gorduras Neutras no Sangue;

6 - Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins;

7 - Inibidor do Câncer;

8 - Melhoria da Prisão de Ventre;

9 - Regulador do Intestino e Sistema Endócrino;

10- Efeito Bactericida e Antiinflamatório;

11- Previne a Osteoporose.


Foram veiculados na TV japonesa os efeitos benéficos do Chá da folha da Amora Miúra para o controle da Diabetes em outubro de 2004. Laudos da sua eficácia foram emitidos pelo Ministério da Saúde no Japão.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

BERINJELA



A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol[carece de fontes?]. Um estudo clínico do Instituto do Coração de São Paulo não confirmou tais resultados; o trabalho publicado afirma que a berinjela não deve ser encarada como substituto de estatina.0 Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

INFORMAÇÕES

A berinjela é um fruto originário da região da Índia.

Adapta-se facilmente em regiões de clima tropical.

Possui um formato arredondado (meio oval) com casca fina na cor preta. Na parte interna é branca com várias pequenas sementes.

É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno.

Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio.

É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias.

Entre os meses de janeiro a maio ocorre o período de safra.

Estudos recentes apontam que a berinjela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol.

Possui também propriedades laxantes e digestivas.

É muito utilizada na culinária (frita, cozida, grelhada e em saladas).

A berinjela é uma importante fonte de proteínas.

GRÃO DE BICO




O grão-de-bico, também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

Trata-se de uma planta herbácea, que mede entre 20 a 50 cm de altura, de flores brancas que desenvolvem uma bainha, em cujo interior se encontram entre 2 a 3 grãos no máximo. Os grãos de cor castanho-claro (ou também verde) são arredondados, tendo uma pequena "espora". A sua periodicidade é anual.

O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.

O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
O grão de bico é usado para o preparo de uma pasta árabe, chamada Homus.
Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.
O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
Contem uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo.
Sendo um alimento relativamente barato oferece uma grande versatilidade na culinária.
É indispensável numa dieta alimentar equilibrada.
Grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Veja os 6 maiores benefícios do grão-de-bico à sua saúde

Mais nutritivo que o feijão
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.