domingo, 14 de março de 2010

Maçã, castanha e aveia fortalecem sistema imunológico



Fibras solúveis encontradas em maçãs, aveia e castanhas podem fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação associada a doenças ligadas à obesidade, segundo estudo americano publicado este mês na revista científica Brain, Behavior and Immunity. "As fibras solúveis alteram a personalidade das células imunológicas - elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rápido de infecções", destacou o cientista Gregory Freund, da Universidade de Illinois.

No estudo, os pesquisadores alimentaram ratos de laboratório com uma dieta pobre em gorduras, mas um grupo consumiu fibras solúveis, enquanto outro ingeriu fibras insolúveis. Após seis semanas, ao induzirem doenças nos animais com uma substância que simula infecção bacteriana, os cientistas notaram que aqueles que ingeriram fibras solúveis tinham melhor resposta. "Duas horas após a injeção de lipopolissacarídeo, os ratos alimentados com fibra solúvel estavam apenas metade tão doentes quanto o outro grupo, e recuperavam 50% mais cedo", apontou o pesquisador.

Os resultados indicaram que as fibras solúveis aumentavam a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 nos roedores, e reduzia os níveis de marcadores inflamatórios, como a interleucina-1 beta e o fator de necrose tumoral alfa, que podem causar morte celular.

Os pesquisadores destacam, porém, que mais estudos, incluindo testes clínicos em humanos, são necessários para confirmar se alimentos ricos em fibras solúveis podem ajudar a evitar doenças inflamatórias, como problemas cardiovasculares, e para desvendar os mecanismos por trás dessa relação.

(Brain, Behavior and Immunity, março de 2010)

sexta-feira, 12 de março de 2010

QUINUA REAL



A quinua real (também chamada de quinoa) é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.

A quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno.

O cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).

A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia.

Propriedades da Quinua
Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
Fonte de proteínas de alta qualidade.
Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
Rica em ômega 3 e 6.
Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Benefícios da Quinua
A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.

O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, tuberculose e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos.

O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.

Outra indicação da quinua é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.

RAÇÃO HUMANA




A ração humana é um composto com diferentes tipos de ingredientes ricos em fibra. Controla colesterol e diabetes, aumenta a resistência orgânica, regula o intestino e ajuda na desintoxicação do organismo.

A utilização da ração humana auxilia no emagrecimento pois tem a função de estabilização do sistema digestivo e diminui a absorção da gordura. É importante destacar que a ração humana tem o efeito de perda de peso, desde que sejam feitos exercícios físicos. Idealmente, a prescrição da ração deve ser individualizada, pois cada pessoa tem as suas peculiaridades. Sempre é recomendado consultar um nutricionista.

O ideal é evitar comprar a ração humana pronta porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, as nutricionistas orientam a comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo.

Ingredientes da Ração Humana

Linhaça
É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Colágeno
Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalece unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.

Fibra de trigo
Estimula os movimentos naturais do intestino, combate a prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Aveia
Contém uma espécie de goma que envolve as moléculas gordurosas, dificultando a absorção destas pelo organismo. A aveia auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utlizada em produtos de beleza.

Leite de Soja
É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa. Auxilia também na redução de colesterol no sangue e na prevenção e tratamento de muitos tipos de câncer; fornecendo ao organismo a quantidade adequada de proteínas, carboidratos, vitamina E e vitaminas do complexo B e Ômega 3.

Açúcar mascavo
Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.

Castanha
É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.

Amêndoa
É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contém quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. As amêndoas são ótimas para curar o stress, a depressão, a fadiga e o colesterol elevado.

Gergelim
Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Possui muitas fibras, cálcio e ferro, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. Tonifica os nervos, combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera, prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.

Gérmen de Trigo
Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos. Combate a menstruação irregular, dificuldades de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções. Combate também doenças reumáticas, como o torcicolo, reumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.


Como a receita da ração humana tem muita fibra,o intestino funciona muito bem, mas é preciso tomar muito líquido. Tomando pouco líquido o efeito pode ser contrário.

A ração humana também nunca deve ser usada para substituir as refeições. Ela deve ser usada como um complemento no café da manhã ou no lanche da tarde. O emagrecimento não é restrição e diminuição brusca de alimento. É um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia.

2. Modo de Preparo da Ração Humana
Utilize a mesma quantidade de cada componente. A porção recomendada é de 50 gramas de cada componente.Bata no liquidificador os ingredientes que não sejam em pó e depois misture-os. Guarde em recipiente escuro para evitar a oxidação.
Conserve a ração humana em geladeira, por no máximo 10 dias.

3. Consumo da Ração Humana
Uma a duas colheres de sopa por dia com água, leite ou um suco de sua preferência.

ALOE VERA (BABOSA)


A conhecida Aloe Vera ou Babosa é uma planta da família das Liliáceas que possuí inúmeras propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Chamada de "a planta da saúde e beleza", tem seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens na Bíblia e antigos documentos fenícios. Também há relatos que Alexandre Magno usava Aloe Vera como único paliativo para os ferimentos de guerra. Inúmeras e renomadas instituições científicas e docentes, como o Instítuto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia; Instituto Weisman de Israel, Universidade de Oklahoma e outros, têm efetuado estudos formais sobre a Aloe Vera.

Principais Propriedades da Aloe Vera (Babosa)

1) Ação Anestésica: A Aloe Vera reduz a dor ao ser aplicada no lugar do ferimento devido a sua grande capacidade de penetração, ocasionada pela presença de LIGNINA, vantagem que não é encontrada na maioria dos outros produtos.

2) Ação Anti-inflamatória: A Aloe Vera tem uma ação similar à dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite ou picadas de inseto.

3) Ação Coagulante: Como a Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização.

4) Ação Queratolítica: Esta ação permite que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sanguíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos.

5) Ação Antibiótica: Comprovou-se que a Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem o pus, etc. É um produto excelente para a eliminação bacteriana, bem como para a sua prevenção.

6) Ação Desintoxicante: Desintoxicação = eliminação + regeneração + assimilação Devido ao potássio que a Aloe Vera contém, ela melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. A Aloe contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas ao nível celular.

7) Ação Nutritiva: A Aloe Vera contém 18 dos 23 aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias aos processamento dos carboidratos, das gorduras e das proteínas no estômago e no intestino.

8) Ação Digestiva: A Aloe Vera contém uma grande quantidade de enzimas. Algumas enzimas podem ser produzidas pelo organismo (ex.: pelo pâncreas), porém outras não o são, havendo portanto a necessidade de serem adquiridas externamente. Durante o processo digestivo, as enzimas transformam as proteínas, convertendo-as em aminoácidos; os carboidratos em açúcares (glicose) e as gorduras em ácidos graxos. E desta forma esses elementos transformados são absorvidos pelo intestino e levados à corrente circulatória.

9) Ação Energizante: A Aloe Vera ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, ajuda na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório, do aparelho digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades.

10) Ação Reidratante da Pele: A Aloe Vera penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece no caso das queimaduras, tanto as ocasionadas por fogo, por radiação ou pelo sol.

11) Ação Transportadora: A Aloe Vera é um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Esta é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais misturados com Aloe.

12) Ação Regeneradora Celular: A Aloe Vera possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células e além disso elimina as células velhas. Graças a presença de cálcio na Aloe Vera, as células podem manter seu equilíbrio interno e externo, proporcionando assim melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo, porque o cálcio regula a passagem dos líquidos nestas células.

As Propriedades e Atividades do Aloe Vera Gel Estabilizado

Foi observado e relatado como propriedades ou atividades do Aloe Vera quando utilizado internamente (como bebida) ou aplicado externamente sobre a pele ou cabelo:
1) É um limpador natural devido à presença de saponinas.
2) Penetra no tecido devido ao seu conteúdo de lignina.
3) Anestesia o tecido na área sobre a qual é aplicado, aliviando a dor profundamente abaixo da superfície, incluindo dores associadas a juntas e músculos inflamados.
4) É bactericida quando em alta concentração por várias horas em contato direto com a bactéria, enquanto os antibióticos matam bactérias quando altamente diluídos.
5) Pode reduzir sangramentos.
6) É viricida e fungicida quando em contato direto com uma alta concentração e por um Iongo período de tempo.
7) É anti-pirético - reduzindo o calor da febre causada por úlcera.
8) É anti-inflamatório. Atua como um esteróide mas sem efeitos colaterais.
9) Acaba com coceiras e ardência.
10) É umedecedor natural levando a umidade a todas as camadas da pele.
11) Estimula a divisão celular.
12) As enzimas proteolíticas quebram os tecidos mortos, limpando a ferida.
13) Ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na pele através da dilatação dos capilares.
14) Proporciona saúde à pele e ao corpo, fornecendo uma ampla variedade de vitaminas, minerais, açúcares, enzimas e aminoácidos, essenciais e secundários.
15) Segurança - cada uma das propriedades acima pode ser alcançada com um ou mais tipos de droga. Normalmente elas são caras e têm inúmeros efeitos colaterais.
16) O Aloe Vera em alta concentração pode produzir esses efeitos, porém sem efeitos colaterais.

As VITAMINAS e seus campos de atuação mais importantes:

• A (Beta Caroteno) Visão, pele, ossos e contra a anemia.
• B1 (Tiamina) Crescimento dos tecidos e energia.
• B2 (Riboflavina) Associada a vitamina B6 participa da produção das células sangüíneas.
• B3 (Niacina) Participa da regulamentação do metabolismo.
• B6 (Piridoxina) Associada a vitamina B12 participa da produção das células sangüíneas.
• B12 (Cianocobalamina) Contra a anemia e problemas neuro-patológicos.
• C (Ácido Ascórbico) Combate as infecções estimulando o sistema imunológico.
• E (Tocoferol) Juntamente com a vitamina C combate infecções.
• Ácido Fólico (do Complexo B) Auxilia a formação do sangue.

Os MINERAIS e seus campos de atuação mais importantes:

A Aloe Barbadensis contêm mais de 20 minerais essenciais à saúde.
Vamos identificar alguns:
• Fosfato de Cálcio Crescimento dos dentes e dos ossos, alimento do sistema nervoso.
• Potássio Regula os fluídos do sangue e dos músculos, dos batimentos cardíacos.
• Ferro Absorve o oxigênio para dentro dos glóbulos sangüíneos e aumenta resistência às infecções.
• Sódio Juntamente com o potássio regula os fluídos do corpo e transporta os aminoácidos e a glicose para dentro das células.
• Colina Um dos compostos da lecitina, indispensáveis ao metabolismo.
• Magnésio e Manganês: Preservam o sistema nervoso e os músculos.
• Cobre Participa da formação do sangue.
• Cromo Colabora no controle do nível de açúcar no sangue, do metabolismo, da glicose e da circulação.
Os MONO E POLI SACARÍDEOS e seus campos de atuação mais importantes:

Os polissacarídeos de cadeias longas parecem ser os verdadeiros responsáveis pelos efeitos milagrosos gerados pela utilização da Aloe Vera. Eles são diametralmente opostos aos monosacarídeos (açúcares simples) que não podem ser destruidos pela água. São eles:
• Celulose
• Glicose
• Manose
• Aldopentose
• Ácido Urônico
• Lipase
• Alínase
• L-raminose
• Aceman recentemente descoberto e tendo se tornado o maior foco da maioria das pesquisas sobre Aloe Vera, vem sendo apontado como o maior responsável pela ação “milagrosa” da Aloe como agente contra doenças auto-imunes do tipo câncer, AIDS, reumatismo, artrite, alergias.
Os AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS e seus campos de atuação mais importantes:

Os aminoácidos são os elementos que compõem as proteinas.

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS:

São aqueles que o organismo não consegue produzir.
Fundamentais às funções cerebrais, eles também exercem uma ação direta sobre as reações emocionais.
Dentre os oito aminoácidos classificados como essenciais, sete estão presentes na Aloe Vera Barbadensis Miller.

AMINOÁCIDOS SECUNDÁRIOS:

Dentre os 14 secundários, isto é, que o organismo pode produzir a partir dos 8 essenciais, 11 estão presentes na Barbadensis Miller:
• Àcido Aspártico e Glutâmico;
• Alanina e Arginina;
• Cistina e Glicina;
• Histidina e Hidroxiprolina;
• Prolina e Serina;
• Tirosina.

As ENZIMAS e seus campos de atuação mais importantes:

Brandiquinase Analgésico, anti-inflamatório e estimulante do sistema imunológico.
• Catalase: evita a acumulação de líquidos no corpo
• Celulase: ajuda a digerir a celulose
• Creatina Fosfoquinase: enzima muscular
• Proteolitiase: liquidifica as proteínas no seu interior
• Fosfotase, Amilase e Nucleotidase.
Outras substâncias, não menos importantes que as outras apresentadas anteriormente, são as seguintes:
• Ácidos Graxos: são os ácidos instaurados indispensáveis à saúde. Dentre esses, o ácido Caprílico é utilizado no tratamento de micoses.
• Lignina: penetração rápida até a terceira camada da pele.
• Saponinas: são ao mesmo tempo depurativas e anti-sépticas.
• Antraquinonas: analgésicas e laxativas.
• Aloína: antibiótica e cartática.
• Isobarbaloína: analgésica e antibiótica.
• Ácido Aloético: antibiótico.
• Aloe Emodina: bactericida e laxativa.
• Ácido Cinâmico: germicida e fungicida.
• Óleo Etéreo: tranquilizante.
• Ácido Crisofânico: fungicida para a pele.
• Antranol e Resistanol